segunda-feira, 12 de setembro de 2011

História da Escravidão Negra no Brasil

verdade que não contam nas salas de aula
(fonte: Jornal Informativo Santa Maria, n 2, Comunicação Comunitária- Rio 08-07-2010)  

"Um período muito perverso que aconteceu
em nosso país. Onde seres humanos eram
vendidos como se fossem bananas na feira
mais próxima. " 

 A escravidão pode ser definida como o sistema de trabalho no qual o indivíduo (o escravo)  
é propriedade de outro.Podendo ser vendido, doado, emprestado, alugado, hipotecado, confiscado. Legalmente, o escravo não tem direitos: não pode possuir ou doar bens e nem iniciar processos judiciais, mas pode ser castigado e punido



Não existem registros precisos dos primeiros escravos negros que chegaram ao Brasil. A tese mais aceita é a de que em 1538, Jorge Lopes Bixorda, arrendatário de pau-brasil, teria traficado para a Bahia os primeiros escravos africanos.


Eles eram capturados nas terras onde viviam na África e trazidos à força para a América, em grandes navios, em condições miseráveis e desumanas. Muitos morriam durante a viagem através do oceano Atlântico, vítimas de doenças, de maus tratos e da fome.
Os escravos que sobreviviam à travessia, ao chegar ao Brasil, eram logo separados do seu grupo lingüístico, e cultural africano, e misturados com outros de tribos diversas para que não pudessem se comunicar. Seu papel de agora em diante seria servir de mão-de-obra, para seus senhores, fazendo tudo o que lhes ordenassem, sob pena. de castigos, violentos.
1854: Decreto proíbe o negro de aprender a ler e escrever.
1866: O império determina que os negros que serviam no exercito seriam alforriados.
1869: Proibidas a venda de escravos debaixo de pregão e com exposição pública. A lei proíbe a venda de casais separados e de pais e filhos.
1871: É editada a lei do ventre livre. Com ela os filhos de escravos seriam libertos, depois de completarem a maioridade.
1882: Morre o abolicionista Luiz Gama. Sua mãe, Luiza Mahin foi as principais lideranças na Revolta dos Malês, em Salvador. Primeira libertação coletiva de escravos negros no Brasil.
1883:
1884: Abolição da escravatura negra na província do Amazonas.
1885: É editada a Lei do Sexagenário. A lei Saraiva-Cotegipe liberta os escravos com mais de 65 anos de idade. Segundo dados, a vida útil de um escravo era 15 anos, em média. : O governo proíbe o açoite dos castigos aos escravos. Promulgada a Lei Áurea. ela extingue a escravidão no Brasil. O país é o último a abolir a escravidão do ocidente. Decreto sobre a imigração veta o ingresso no país de africanos e asiáticos. O ingresso de imigrantes europeus era liberada pelo governo.
1886: O governo proíbe o açoite dos castigos aos escravos.

1888: Promulgada a Lei Áurea. 
Ela extingue a escravidão no Brasil. O país é o último a abolir a escravidão do ocidente.
1890: Decreto sobre a imigração veta o ingresso no país de africanos e asiáticos. O ingresso de imigrantes europeus era liberada pelo governo

1910: João Cândido, o Almirante negro, lidera a revolta da esquadra (Revolta das Chibatas) contra os castigos físicos praticados contra os marinheiros.

Um comentário:

  1. Gostei do blog, a internet deveria estar invadida por blogs assim, lei tambem: http://tamboresdosmontes.blogspot.com.br/2010_09_01_archive.html -
    http://nildarosadossantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir